Skip to content

Não à nova estratégia da OTAN

November 15, 2010

Non à la nouvelle stratégie de l’OTAN
Europe Écologie – les Verts
Communiqué de presse du 15 novembre 2010

Na cúpula da OTAN que se realizará em Lisboa de 19 a 21 de Novembro próximo, os países membros serão chamados a adotar o “novo conceito estratégico” que deverá vigorar até 2020.

Europe Écologie – les Verts (1) convoca a aderir à Contra-Cúpula OTAN que acontecerá em Lisboa em paralelo à Cúpula Oficial, com três dias de Foruns, passeata cidadã para proclamar o Não ao novo conceito estratégico da OTAN e à instalação de um armamento anti-mísseis na Europa.

(…) Com sua nova estratégia a OTAN acentuará as tensões entre o Norte e o Sul, agravará o conflito da “guerra de civilizações”, será o fermento das novas guerras preventivas e de intervenções pelo controle dos recursos naturais e energéticos. Pelo esforço financeiro que é solicitado aos membros da OTAN, a corrida inclusive nuclear aos armamentos só poderá ter acréscimos, em uma modernização permanente e de meios repressivos assimétricos. Os cidadãos não teráo controle democrático algum sobre as opções militares daquela organização.

(…) Com essa nova estratégia os Estados membros da OTAN correm igualmente o risco de abandonar sua vontade de reduzir o papel das armas nucleares e avançar até sua abolição total, posição esta expressa por ocasião da Conferência de revisão do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares de maio 2010.

Europe Écologie – les Verts (1) convoca a aderir à Contra-Cúpula OTAN que acontecerá em Lisboa em paralelo à Cúpula Oficial, com três dias de Foruns, passeata cidadã para proclamar o Não ao novo conceito estratégico da OTAN e à instalação de um armamento anti-mísseis na Europa. (2) Se pronuncia pela redução e abolição global do arsenal nuclear e por uma zona européia sem armas nucleares. Para alcançar esses objetivos (3) requer a retirada de todas as armas nucleares táticas dos Estados Unidos que permanecem no território da Europa, assim como (4) o abandono da estratégia de ataque preventivo. (5) Solicita à França e ao Reino-Unido que abandonem todo o programa de modernização e encerrem seu programa nuclear.

Europe-Écologie-les Verts (6) se pronuncia pelo desaparecimento progressivo da OTAN e (7) a imediata retirada das forças da OTAN do Afganistão, (8) retirada que deve ser feita nos quadros da ONU (…).
(9) Afirma a necessidade de uma defesa européia autonoma onde as políticas de prevenção dos conflitos deverão constar ao centro de seu dispositivo.

A defesa e a segurança global não podem ser desconectadas das políticas ambientais e sociais e das políticas para o desarmamento nuclear e reconversão das indústrias de armamento.

(…)

Destaques reproduzidos em Português por mim,Jacob (J.) Lumier, que apoio e subscrevo a convocação para aderir à Contra-Cúpula OTAN promovida pelos meus amigos de posições ecologistas de Europe-Écologie-les Verts da Web http://lesverts.fr/sommaire.php3

Leia o Comunicado de Imprensa completo de Europe Écologie-les Verts, intitulado “Non à la nouvelle stratégie de l’OTAN” e divulgado hoje, 15 de Novembro, teclando no link acima.

Leave a Comment

Leave a comment