Skip to content

Reclamações e denúncias contra bancos aumentaram 89% em dois anos

April 25, 2010

Reclamações e denúncias contra bancos aumentaram 89% em dois anos

eBand | Jornalismo | Economia |

O número de reclamações e denúncias contra bancos aumentaram 89% desde 2007, segundo dados do BC (Banco Central). Em 2007, foram 52,8 mil registros, subindo para 86,8 mil em 2008 e para 99,8 mil no ano passado. Para o chefe do Departamento de Prevenção a Ilícitos Financeiros e de Atendimento de Demandas de Informações do Sistema Financeiro do BC, Ricardo Liáo, o número reflete uma maior consciência e conhecimento do cidadão a respeito dos seus direitos.

Liáo ressalta que, no entanto, determinados assuntos ferem o Código de Defesa do Consumidor (CDC) mas não as regras do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do BC. Casos de desrespeito ao CDC, como o envio de cartão de crédito sem o pedido do cliente, venda casada de produtos (como crédito e seguros ou planos de previdência) e a não entrega de cópia de contratos podem ser resolvidos no Procon ou na Justiça.

Entretanto, Liáo ressalta que, mesmo nesses casos, as reclamações são processadas pelo BC. As informações vão para um sistema e é dado o prazo de dez dias para a instituição responder. Nesse período, o banco envolvido deve enviar ao BC cópia eletrônica da resposta dada ao cliente e as providências adotadas. Tais regras foram criadas em 2005.

Domingo, 25 de abril de 2010 – 15h43 Agência Brasil

economia@eband.com.br

Tecle no link acima para ler mais

Advertisements
Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: